top of page
Buscar

Nossa Srª do Carmo, padroeira da Fuzeta

  • Foto do escritor: Teresa Correia
    Teresa Correia
  • 16 de jul.
  • 1 min de leitura

ree

Hoje é o dia da Nossa Srª do Carmo, Padroeira da minha querida Fuzeta.

A tradição e a sua devoção mantêm-se ao logo dos séculos, nada é como antes, mas a nossa festa ainda é a “Festa Maior” da Fuzeta.

Relembro o meu tempo de jovem e a alegria que estes dias de festejo davam a todos. Desde os jogos tradicionais, tirada de fitas, corrida de botes, Pau de sebo, as procissões pelo mar e os arraiais á noite, tudo era vivido intensamente.

No domingo da Procissão Solene, todo o povo se engalanava para acompanhar o festejo, ouvir a banda filarmónica e a Fanfarra, cada momento tinha um significado muito forte “ A Proteção da Nossa Senhora aos Pescadores” e hoje são muito menos os que vivem do mar mas o simbolismo é o mesmo para os que são ou foram pescadores.

Segunda feira terminava sempre em grande com o magnífico BARBACÔA que fazia a delicia de todo o povo.

Graças a Deus continua a haver quem não queira que nada disto deixe de existir, mesmo que não tenha o mesmo significado para todos.

Hoje agradeço a todos e são muitos os que dão o seu trabalho para que a tradição e a devoção à Nossa Srª do Carmo nunca termine.

A todas essas pessoas um grande bem haja.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Direito de poder decidir

Este ano tem sido muito rico no que respeita à atividade política e vem aí um verão quente com as eleições autárquicas, pois são as que...

 
 
 

Comentários


bottom of page